Avançar para o conteúdo principal

Memória ROM


ROM


  Falando sobre a ROM, em inglês “read-only memory” é um género de memória que é usada somente para leitura, a sua função é oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo. Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar os hábitos da matemática que um aluno, como eu, pode realizar ao usá-la. Já no caso dos telemóveis, normalmente as ROMS armazenam o sistema operacional e os softwares mais “simples”. As informações são gravadas de fábrica por isso não podem se apagadas ou alteradas, só acessadas. Vamos comparar com aqueles colegas/amigos que são “meio burrinhos” e que não lhes entra nada naquela cabeça.



Tipos de ROM

Mask-ROM
  As primeiras ROM’s a serem desenvolvidas são as chamadas Mask-ROM, e são nada mais do que circuitos integrados que guardam o software ou os dados gravados durante a sua criação. Podemos compará-las com os CD-ROMs: o usuário acessa aquilo que comprou e não pode gravar outros dados na mídia ou chip.

PROM
  O tempo foi passando e começou a ser preciso uma ROM que desse para inserir dados APÓS o seu fabricamento. Porém, como o programador PROM altera fisicamente as ligações internas do chip, essa inserção pode acontecer apenas uma vez. Esse tipo de ROM pode ser encontrado em consolas e em telemóveis. Além disso, podemos comparar a PROM com o CD “gravável” (CD-R), que também suporta apenas uma gravação.




EPROM
  Outro tipo muito usado é o Erasable Programmable Read-Only Memory (EPROM). A grande inovação da EPROM é permitir a regravação de dados. A matéria do chip pode ser apagada expondo-o à luz ultravioleta por cerca de 10 minutos…interessante não! Já o processo de reescrita dos dados requer uma voltagem cada vez maior e, com isso, a número de reprogramações acaba sendo limitado.

EEPROM
Temos ainda um tipo mais recente que é a Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory (EEPROM) que, como o próprio nome indica, permite que os dados sejam apagados e gravados com o uso de eletricidade. Assim, é possível atualizar o firmware de uma câmera ou de um MP3 Player de maneira muito mais prática, sem precisar remover o chip ROM de dentro do dispositivo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Processadores

Os processadores é um hardware e são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer.   Algumas características do processador em geral: Frequência de Processador. Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.  Cores : O  core  é o núcleo do processador. Existem processadores  core  e  multicore , ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça. Cache : A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes. Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo. 1W = 1 J/s. Clock interno Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sin...
Instalação de Hardware e Periféricos O que é Hardware? Hardware é a parte física de um computador , é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. O hardware é basicamente utilizado por computadores e elementos eletrônicos. Qualquer equipamento físico como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, são chamados de hardware . O hardware não se limita apenas a computadores pessoais, também está disponível em automóveis, celulares, tablets e etc. Os principais cuidados com hardware na montagem de um PC Os computadores equipados com placa-mãe com componentes banhados a ouro são mais seguros. Se a máquina for afetada por zinabre, esta não irá afetar a placa-mãe, pois as chances de corrosão desse tipo de metal são menores; Não deixar o computador no chão, princ...

Placa De Som

Placas de som Placa de som  é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais. Podem ser internas acopladas ao barramento  PCI  ou externas ligadas ao computador por USB ou Firewire. Também há placas de som para gravação e edição profissionais. Histórico Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros  IBM PC/AT  já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os  speakers , pequenos  alto-falantes ] , apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução Fabricantes Estão entre os principais fabricantes de placas e  ...