Avançar para o conteúdo principal

Placas de Vídeo



Conceito geral

 
Processadores são muito parecidos a placas de vídeo, são ambos microprocessadores baseados em silicone, mas então porque é que são usados para  tarefas tão diferentes?

Atualmente os nossos computadores são máquinas de multi-uso, sendo o processador a sua unidade central de processamento estes componentes precisam de fazer milhões de cálculos diferentes num curto espaço de tempo, daí terem vários núcleos e threads capazes de atingir estas necessidades.

As placas de vídeo, são compostas de milhares de processadores que fazem milhões de cálculos parecidos em paralelo.
Pelo nome já percebemos a área em que estas placas se destacam, processar vídeo, e dirigir o output para um monitor.

Mercado


Nos tempos de hoje o mercado de placas de vídeo é em grande parte (2017 Q1) dominado pela NVidia com 72,5%, seguida da AMD com 27.5% de partilha de mercado.

Linhas mais recentes



Nos últimos meses a NVIDIA lançou duas novas linhas de placas de vídeo: 20 e 16.
A linha 20 consiste de placas high-end que incluem tecnologia Ray-Tracing e DLSS para além de maior performance, o único prejuízo destas placas são a energia consumida e o arrefecimento dificultado.

A linha 16 consiste de placas de vídeo de mid-range que são mais usadas em portáteis devido à sua alta eficiência e fácil arrefecimento, estas placas não incluem Ray-Tracing nem DLSS.


Usos de placas de vídeo


Com o avanço nestes equipamentos especializados, as pessoas têm estado a usar estas placas de vídeo para mais do que processamento de gráficos.
Estas placas de vídeo podem ser usadas para:
      - Mineração de criptomoedas;
      - Aceleração de vídeo;
      - Procura de sinais rádio pelo universo;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Processadores

Os processadores é um hardware e são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer.   Algumas características do processador em geral: Frequência de Processador. Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.  Cores : O  core  é o núcleo do processador. Existem processadores  core  e  multicore , ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça. Cache : A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes. Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo. 1W = 1 J/s. Clock interno Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sin...
Instalação de Hardware e Periféricos O que é Hardware? Hardware é a parte física de um computador , é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. O hardware é basicamente utilizado por computadores e elementos eletrônicos. Qualquer equipamento físico como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, são chamados de hardware . O hardware não se limita apenas a computadores pessoais, também está disponível em automóveis, celulares, tablets e etc. Os principais cuidados com hardware na montagem de um PC Os computadores equipados com placa-mãe com componentes banhados a ouro são mais seguros. Se a máquina for afetada por zinabre, esta não irá afetar a placa-mãe, pois as chances de corrosão desse tipo de metal são menores; Não deixar o computador no chão, princ...

Placa De Som

Placas de som Placa de som  é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais. Podem ser internas acopladas ao barramento  PCI  ou externas ligadas ao computador por USB ou Firewire. Também há placas de som para gravação e edição profissionais. Histórico Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros  IBM PC/AT  já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os  speakers , pequenos  alto-falantes ] , apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução Fabricantes Estão entre os principais fabricantes de placas e  ...