Avançar para o conteúdo principal

Ratos


RATOS
Definição
O rato ou mouse/mause é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato, mouse ou mause (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem, como função, movimentar o cursor pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox, mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple.
O mause funciona como um apontador sobre a tela/ecrã do computador e disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar. Existem modelos com um, dois, três ou mais botões, cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado.



Historia
Embora tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, com a patente n. 3.541.541 nos Estados Unidos datando de 1970.
Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968 denominando-o de "XY Position Indicator For A Display System". Constituía-se então em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido à falta de necessidade de tal dispositivo: afinal, a maioria dos computadores utilizava apenas textos sem cursores na tela.
A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple Inc. passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. Desde lá para cá, o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs.
O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um rato (mouse). Pode-se dizer que, a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado.

Funcionamento

O rato ou mouse original possuía dois discos que rolavam nos eixos X e Y e tocavam diretamente na superfície. O modelo mais conhecido de rato é, provavelmente, o rato baseado em uma esfera, que roda livremente, mas que, na prática, gira dois discos que ficam em seu interior. O movimento dos discos pode ser detetado tanto mecanicamente quanto por meio óptico.
Os modelos ópticos foram introduzidos pela Microsoft em 1999 não tendo peças móveis. De modo muito simplificado, eles tiram fotografias que são comparadas e que permitem deduzir o movimento que foi feito. O rato óptico é uma invenção do início da década de 1990 quando a Sun fornecia máquinas com um rato óptico que exigia um mousepad especial, com uma padronagem matricial.
O rato óptico atual, porém, usa uma tecnologia muito mais avançada, que pode funcionar em qualquer superfície não reflexiva.
O mouse ou rato, por padrão, possui, pelo menos, dois botões: o esquerdo é usado para selecionar e clicar (acionar) ícones e o direito executa funções secundárias como, por exemplo, exibir as propriedades do objeto apontado. Há, ainda, na maioria dos ratos (ou mouses), um botão scroll em sua parte central, que tem, como função principal, movimentar a barra de rolagem das janelas.


Mudanças
Esfera: ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir, com mais precisão, os movimentos.
TrackBall: inventa-se o trackball, um rato (ou mouse) de "cabeça para baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais à vontade com o trackball do que com o rato.
Sem fio: a opção de não se ter mais um fio entre o rato e o microcomputador. O rato sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar, para o computador, as informações.
Ergonomia: tanto os ratos como os trackballs passam a ter desenhos mais ergonômicos, se adaptando mais aos usuários
Scroll: roda usada para rolar a tela.
Óptico: a esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico emite um feixe que "lê" em até 2 000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que se detecta o movimento.

Tipos de Ratos



·         mouses de 1986












      Mouse de 3 botões







Mouse contemporâneo






·         Rato com botões de atalho programáveis


mouse de laptop(Touchpad)







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Processadores

Os processadores é um hardware e são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer.   Algumas características do processador em geral: Frequência de Processador. Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.  Cores : O  core  é o núcleo do processador. Existem processadores  core  e  multicore , ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça. Cache : A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes. Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo. 1W = 1 J/s. Clock interno Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sin...
Instalação de Hardware e Periféricos O que é Hardware? Hardware é a parte física de um computador , é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. O hardware é basicamente utilizado por computadores e elementos eletrônicos. Qualquer equipamento físico como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, são chamados de hardware . O hardware não se limita apenas a computadores pessoais, também está disponível em automóveis, celulares, tablets e etc. Os principais cuidados com hardware na montagem de um PC Os computadores equipados com placa-mãe com componentes banhados a ouro são mais seguros. Se a máquina for afetada por zinabre, esta não irá afetar a placa-mãe, pois as chances de corrosão desse tipo de metal são menores; Não deixar o computador no chão, princ...

Placa De Som

Placas de som Placa de som  é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais. Podem ser internas acopladas ao barramento  PCI  ou externas ligadas ao computador por USB ou Firewire. Também há placas de som para gravação e edição profissionais. Histórico Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros  IBM PC/AT  já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os  speakers , pequenos  alto-falantes ] , apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução Fabricantes Estão entre os principais fabricantes de placas e  ...